Verbetes



 

Acompanhar

Adotar partes do comportamento de outra pessoa com o objetivo de criar e manter rapport, percebendo assim o seu modelo do mundo. O método é usado por comunicadores para estabelecer rapidamente o entendimento. Podendo adotar partes do comportamento ou até mesmo ele por completo, é possível acompanhar comportamentos, ideias e até mesmo crenças. Acompanhar significa dar atenção às experiências de… ler mais »

Acuidade Sensorial

Acuidade sensorial significa desenvolver os sentidos de modo a fazer distinções mais finas e mais úteis que obtemos externamente. Da mesma maneira que um músico mais treinado tem mais facilidade de perceber quando há um desafino em um instrumento, o profissional da Programação Neurolinguística, percebe sinais emocionais com maior facilidade, por exemplo, da mesma forma que você… ler mais »

Afiliação

O sexto nível neurológico, afiliação, está diretamente relacionado com a indagação: Com quem compartilho meus sucessos, intimidades, pontos de melhoria e sonhos? A vida é muito maior quando somos capazes de aglutinar ideias, ideais, sonhos e objetivos em comum associados com outras pessoas.

Alinhamento

Posicionar todos os elementos importantes para o objetivo de forma paralela para que caminhem na mesma direção.

Ambiente

Ambiente é o primeiro dos níveis neurológicos. É onde estamos no agora. Todo ambiente tem influência em nossa percepção. As pessoas, sons, cheiros, ideias, etc. (Veja o artigo do blog)

Ambiguidade

Uso de uma linguagem ambígua ou vaga, frequentemente abstrata, diferentemente da linguagem específica. Ocorre por vários motivos, dentre eles: Pontuação Fonética Sintática

Ambiguidade de Pontuação

Ambiguidade criada pela junção de duas frases separadas em uma única oração. Confunde o leitor por deixar margem para mais de uma interpretação. Exemplo: “Morre o ilustre cientista no Hospital do coração”

Ambiguidade Fonética

Ambiguidade que ocorre quando duas palavras que têm sentidos opostos tem o mesmo som. Por exemplo: “cauda e calda.”

Ambiguidade Sintática

Ambiguidade provocada quando a construção da frase causa uma duplicidade de sentido. Exemplo: “A mãe pegou o filho correndo na rua.”

Âncora

Âncora, para a PNL, são gatilhos visuais, auditivos ou cinestésicos que provocam um estado específico resultado de uma resposta interna do indivíduo. É possível criar, potencializar ou estabelecer estados mentais de acordo com os estímulos internos ou externos recebidos. As âncoras podem utilizar qualquer sistema representacional (visual, auditivo ou sinestésico). Geralmente as âncoras são criadas… ler mais »

Barra lateral



Close