Níveis de Maturidade

(Last Updated On: 29/05/2017)

Processo evolutivo de consciência que passa por degraus de evolução. Baseado nos estudos de Stephen Covey, escritor estadunidense, mestre em Administração pela Universidade de Harvard e doutor pela Universidade de Brigham Young, Covey instruiu as pessoas a como adquirir plena eficácia na vida, especialmente no contexto da vida profissional e da administração.

Para desenvolver os Níveis de Maturidade, Covey se baseou nos estudos psicólogo também estadunidense Clares Graves, criador do Modelo Gravesiano, que identifica o que seria um adulto psicologicamente saudável. Covey descreve que há diversas direções de amadurecimento, portanto uma pessoa que atinge a maturidade física, não atinge atingiu necessariamente a maturidade intelectual ou emocional.

Para Covey, é da natureza do ser humano se sentir realizado ao servir ou se sentir útil a outras pessoas. Quando a pessoa toma consciência de que a autorrealização é parte do processo e não um fim isolado, ela passa a pensar de forma sistêmica.

Para ter consciência disso é preciso desenvolver certo grau de maturidade e esse processo passa por fases. São elas: dependência, independência, interdependência, transdependência, e transcendência.

Barra lateral



Close